sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Kategorie C" e a Tentativa Alemã de Repressão Cirúrgica

A polícia alemã classifica academicamente o perfil psicológico de todos os torcedores em 3 categorias. Esse treinamento vem desde das academias de polícia ainda quando meros Cadetes, até a aplicação rígida posterior nos estádios da Alemanha quando já graduados.

Mudei-me recentemente de endereço e bairro aqui em Hannover, e na minha nova rua, estou morando em frente a maior academia de Polícia da Baixa-Saxônia. Agora estou sempre encontrando esses novos vizinhos de “Uniforme e Autoridade” por aqui. Esperando o metrô semana passada, perguntei para um desses cadetes o que ele estava estudando, e aí verifiquei as apostilas e as matérias. Foi aí que notei a classificação institucional dos torcedores por parte da Polícia.

Kategorie A (Categoria A), são torcedores pacíficos que se interessam apenas pelo o esporte e entretenimento dos estádios. Vão com suas famílias para os setores familiares dos estádios e não oferecem perigo para a ordem pública. Seriam os torcedores Vips, das cadeiras confortáveis e dos Familienblock.

Kategorie B (Categoria B), são os torcedores "potencialmente" violentos, estes apenas tendem a reagir com violênci
a caso sejam estimulados. Vão ao estádio pelo esporte, mas se provocados seja pela Polícia ou Torcedores adversários podem responder de forma violenta. Os Torcedores Kutten e os Ultras estariam nessa categoria.

Kategorie C (Categoria C), seriam os torcedores violentos por definição, não freqüentam os
jogos pelo Futebol, mas pela violência. A maior parte já está proibida de freqüentar os estádios, através das duras penas de Stadionverbote, mas mesmo assim ainda são reverenciados pelos colegas nas arquibancadas. Concentram-se nos arredores dos estádios e marcam os encontros nas imediações e locais de difícil acesso, seguindo rígidas regras de conduta e socialização, sendo cada vez mais difícil o controle desse grupo pelas dificuldades de identificação.

Durante a conversa, o Cadete me perguntou se gostava de Futebol, e prontamente respondi que não muito, apenas me interessava pela Matéria, pois minha irmã estudava Psicologia na França. Foi aí que logo depois, o Cadete revelou tranquilamente que existe até um treinamento de “categorização” para todos os Torcedores, numa situação prática. Para a Polícia todos os torcedores devem ser qualificados em uma
dessas categorias, e as formas de repressão variariam de acordo com o grupo.

Eu não vou nem querer dissertar sobre a eficiência ou não desse método, mas isso me fez pensar sobre que tipo de qualificação os torcedores brasileiros recebem em Terras Tupiniquins, onde todo mundo é tratado como Gado dentro de um Curral. Mas esse método Saxão revela até que ponto o racionalismo alemão pode chegar, uma tentativa quase que cirúrgica de repressão com a categorização psicológica no ato.


O próprio termo “Kategorie C” apesar de ter sido inventado pela própria polícia virou uma subcultura à parte na Alemanha. Recentemente foi lançado um documentário sobre esse tipo de Torcedor, existem até cachecóis “KC” onde muitos torcedores usam como pura provocação para com a Polícia. E uma das principais bandas de Streetpunk na Alemanha se chama “Kategorie C”, onde os músicos admitem tocar o Hooliganrock como estilo. Até na Inglaterra a biografia de Andy Nicholls, histórico torcedor do Everton FC, foi intitulada de “Confissões de um Hooligan de Categoria C”.

A pergunta que deixo para os leitores do Blog é: Que tipo de Torcedor voçê seria, sob o olhar mecânico-maniqueísta
da polícia Alemã??

Eu digo logo o meu caso, nenhum... não me interesso por Futebol... Tipp-Kick é meu Esporte!








3 comentários:

  1. Não há como rotular pessoas por grupos...

    acho que cada um tem uma indole totalmente variavel conforme o nivel de entusiasmo...

    em algumas circunstâncias algumas pessoas que normalmente são calmas podem explodir, assim como aquela pessoa totalmente agressiva pode se acovardar... acho que depende do momento..

    ResponderExcluir
  2. Normalmente sou um torcedor Kategorie B
    mas dependendo do jogo vou pro estádio como
    Kategorie C...
    É um estilo de vida que poucos entendem
    só quem está nisso sabe compreender
    quem olha agente de fora acha que somos
    vagabundos e bandidos
    mas a maioria dos hooliagans, ultras, barras bravas e organizadas
    são pessoas de boa escolaridade e de boa indole
    não sei se é pq o ser humano é um animal
    que precisa de soltar sua agressividade que fazemos isso
    eu já tentei mais não consigo largar disso
    desde pequeno gostava de fazer esportes de luta
    o proprio futebol que exigia muita força fisica
    e eu me sinto no dever de defender meu bairro, cidade, país
    e nisso entra meu time de futebol
    mas é bom lembrar que um kategorie C
    não bate em pais com criança ou em um torcedor adversário do nada
    um verdadeiro kategorie C não faz isso!
    Um verdadeiro Kategorie C briga apenas com outro Kategorie C
    mas é claro pode haver execeções
    como um torcedor comum provocar um Kategorie C...

    Sou um torcedor organizado desde 1992 e desde então envolvido em brigas de torcidas...
    Sou também um empresário bem sucedido no ramo gastronômico
    e com curso superior
    não sou nenhum vagabundo
    isso é titulo da mídia
    isso é apenas um estilo de vida...

    Desde 1943 Goiás Esporte Clube

    ResponderExcluir
  3. Eu seria, com certeza, categoria A..hahaha..
    Quando vou ao Morumbi sempre gosto de sentar onde fica a molecadinha que entra com os jogadores..hahaha

    ResponderExcluir