terça-feira, 20 de abril de 2010

Tipp-Kick, O Futebol de Mesa Alemão


Semana passada fui convidado para uma “Männerabend” numa Loja de Brinquedos local aqui em Hannover. A tradução ao pé da letra seria uma “Noite de Cavalheiros” e essa idéia alemã consiste em fechar a loja para um número seleto de convidados, dividi-los em times de quatro participantes e durante toda noite esses grupos jogam os mais diferentes jogos em intervalos de 20 minutos.


Tudo isso regado à muita cerveja e salsichas aos cavalheiros. Numa lista de jogos que passar desde do Poker, Dardos, Sinuca, Boule-Spiel, Autorama, Pebolim, e o que possas imaginar dentro de uma loja gigante de três andares especializada apenas em brinquedos.
O que me chamou atenção na noite foi o Futebol de Mesa dessas Terras Saxãs, o Tipp-Kick. Quando me falaram sobre o jogo já estava empolgado esperando o clássico Futebol de Botão, achando que ia detonar com minha experiência Tupiniquim. Ledo engano... O Tipp-Kick é um outro monstro a ser dominado.


Na verdade o Tipp-Kick é um jogo simples bem mais veloz e divertido que os botões brasileiros. É jogado com apenas duas peças em cada time, um chutador e um goleiro, num campo que lembra as dimensões do Futebol de Botão. O chutador consiste num pequeno boneco de aço com um botão na cabeça que dependendo de como é pressionado faz a figurinha chutar a bola em direção ao gol. E os goleiros podem se mexer livremente como no velho Totó ou Pebolim brasileiro.


E o que mais me impressionou foi a “Cultura Tipp-Kick”. Esse jogo já tem quase 90 anos de existência na Alemanha e o campeonato nacional (Bundesliga) já é dividido em 3 divisões com rebaixamentos e promoções. Cada cidade tem seu próprio clube de Tipp-Kick e cada região organiza seu campeonato local.


Até um filme em 2004 já foi produzido sobre esse jogo, “Aus der Tiefe des Raumes conta através da comédia o que aconteceria se um dessas pecinhas ganhasse vida.
As figurinhas de aço são produzidas da mesma forma desde de 1923, com todas as peças sendo pintadas manualmente por um artesão. E os admiradores do Tipp-Kick customizam todas os chutadores e goleiros numa tradição que cruza gerações.

São essas tradições e culturas paralelas do velho esporte Bretão que não podemos perder. O
Tipp-Kick é uma boa dica para aqueles ainda acreditam no Futebol de Verdade... com Cultura, História e Tradição.





3 comentários:

  1. Sensacional FRED! muito bom, não sabia desse futebl de mesa dos Alemães... muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Relaxa, camarada... vou ficar sempre postando as loucuras das Terras Germanis

    ResponderExcluir
  3. Cara..é impressão minha ou a bolinha utilizada é a do kiko? hahaha
    Brincadeiras a parte, parabéns pelo Blog e os artigos..continue sempre postando e é isso aí, não deixemos o Verdadeiro Futebol morrer.

    ResponderExcluir