segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Ciência interferindo no Futebol.



A pouco tempo atrás, um vídeo sobre uma suposta "bola moderna" circulou bastante entre blogs e sites de noticias do Brasil inteiro. Isso já é normal em ano de Copa do Mundo, a imprensa tenta empurrar goela abaixo uma porção de inovações no futebol, mas até agora nada foi tão preocupante quanto essa tal bola. Trata-se de uma pelota que promete ser o fim das dúvidas de arbitragem, ela não é preenchida com ar e sim de silicone, com luzes que indicam se ela saiu das quatro linhas ou entrou no gol, uma bola inteligente com chips de computador instalados por toda sua superfície.
Eu não sou contra a ciência ou a implementação de equipamentos no futebol, acho que até hoje nada foi tão ofensivo ao esporte, pois não modificou a sua essência que é o homem. Aparelhos médicos que ajudam na preparação fisica dos jogadores são amplamente usados mas não são nada sem bons médicos e bons preparadores físicos. Técnicas modernas de plantio da grama e de marcação do campo com maquinário não são nada sem bons profissionais da área. Chuteiras de anatomia ajustavel e material de ponta, não são nada sem os jogadores.
Tudo de científico que foi implementado no futebol até hoje veio somente para auxiliar o ser humano e não substituí-lo ou tirar a sua chance de erro, mas a nova bola vem modificar a estrutura principal do jogo, ela não é um equipamento que ajuda o árbitro, só o exime de exercer sua função, que é decidir os lances, interpretá-los e marcar o que viu, ela modifica aquilo que o futebol tem de melhor, o seu lado humano e isso eu sou terminantemente contra.

Não há nada que faça mais diferença no futebol que o ser humano, se o homem não for bem, nada adianta, não é como uma corrida de Fórmula 1 ou Stock Car onde o melhor piloto pode perder facilmente para o melhor carro. O futebol é diferente. Nele todas as pessoas é que fazem a diferença, desde o seu Franck que planta e cuida da grama do Beira Rio, ou o seu Gentil que é roupeiro dos jogadores até o craque do time, se todos não fizerem o seu trabalho, o clube não vai bem, por isso nos apaixonamos per este esporte, ele é a imagem perfeita da sociedade em que vivemos, com erros, com crueldade, com injustiças, mas com glória, com idolatria e acima de tudo com sentimento.


Abaixo o vídeo que citei da nova bola, legendado.

2 comentários:

  1. Eu sempre sou muito cético com essas inovações no Futebol... quem me garante que esse chip não pode ser hackeado

    ResponderExcluir
  2. daqui a pouco não haverá mais juiz no campo... e sim numa mesinha assistindo o jogo e apertando um botãozinho pra marcar a falta.... Ridículo!

    ResponderExcluir