
Esse estupro vem de uma forma gradual e pode ser através de uma simples faixa publicitária na barriga, ou podemos ir ao extremo de inúmeros logotipos na camisa, das mangas e onde não se pode nem imaginar. Para os publicitários do Futebol Moderno até a cores seculares podem ser violadas, tudo em nome do mercado e do dinheiro. Assim como uma vítima pode ser estuprada de inúmeras formas, a camisa no futebol obedece à mesma ótica dos violadores. A arma do dinheiro é colocada na cabeça do clube, e esse obedece a todas as “taras” dos patrocinadores, e que se dane a História ou a Torcida.
A camisa de futebol é o mais importante de todos os símbolos no Futebol. Maior que a bola, maior que o jogador, maior até que o próprio presidente do clube. Bolas, jogadores, dirigentes vão e vêm todo ano, desde que inventaram esse jogo a única coisa que fica é a camisa. Esse objeto de fascínio de tantos, seja pelas cores ou pelo escudo, é a única coisa permanente nesse esporte. Por isso que o torcedor é um obcecado e o colecionador um esquizofrênico.

O Club Atlético Peñarol entrou para a História como o primeiro clube a conceder publicidade nas camisas já nos meados dos anos 50. Mas tudo não passou de uma brincadeira e esse negócio só foi levado a sério 20 anos mais tarde, e o clube que realmente inaugurou e sistematizou essa indústria do estupro das camisas foi o Eintracht Braunschweig.
Pois é, nobres leitores, nem tudo são flores por essas Terras Saxãs que o escriba aqui reside. O eterno rival do Hannover 96, já no longínquo 24 de março de 1973 lançou ao mundo o que chamo de “Indústria do Estupro das Camisas”, assinando um contrato com a empresa de bebidas Jägermeister. Na época, os clubes alemães jogavam com camisas completamente lisas, nem o escudo do clube era impresso, eram apenas as cores do clube e ponto final. Com esse contrato o Eintracht Braunschweig transformava suas tradicionais camisas amarelas em verdadeiros outdoors para a Jägermeister e quase perdia até o nome transformando-se em “Eintracht Jägermeister”, proposta que foi barrada pela Federação Alemã. Até Paul Breitner, o maior futebolista alemão de todos os tempos, em sua curta pas

O Eintracht Braunschweig abriu uma caixa de pandora que se espalhou como um cançer, logo quase todos os clubes no planeta já esta

Hoje o que parece ser natural, no passado foi um escândalo, e até hoje regras existem na tentativa de controlar a ganância dos patrocinadores. Vide o livro de regras da Football Association na Inglaterra, que tenta delimitar um espaço de 200cm² para os patrocinadores.
Particularmente meu ceticismo não me deixa acreditar em regulamentações para o Capitalismo e suas aplicações no Futebol Moderno, pois são os próprios Cartolas, cúmplices desses estupros , que fazem as próprias regras. O fim das violações nas camisas só vai acontecer, quando os Torcedores tomarem as rédeas e aprenderem a gerir, tornando-se assim classe dominante no Futebol.
Perdoem-me pela metafísica, mas “Karma” no Futebol existe! E os malditos e poderosos de Braunschweig, que abriram e ensinaram ao mundo como violar suas próprias tradições, hoje apodrecem nas profundezas lamaçais da 3° Divisão Alemã.
Nunca assinem um contrato com o Satanás em pessoa, cedo ou tarde o chifrudo volta para cobrar a conta... Não é a toa que a camisa é chamada devotamente de "Manto Sagrado".
Vide camisa do corinthians nos últimos 2 anos
ResponderExcluirO exemplo do corinthians é perfeito para exemplificar que tudo no futebol moderno tende a piorar...
ResponderExcluirO que já tava ruim pode ficar pior!
Importante é colocar o peso que a publicidade hoje tem na renda dos clubes.
ResponderExcluirIsso mudou completamente o futebol desde seu principio. Com o tempo isso foi gerando toda uma mudança nos valores que envolvem o jogo, como salario de jogadores, premios etc.
Com a transformação dos clubes em empresas, só veio a piorar, uma vez que os gastos não eram apenas para titulos, mas pra garantir o mkt do proprio clube. Naquela tendencia de "reforçar a marca" e atrair novos anunciantes.
Se tornou um ciclo, e hoje os clube-empresas perceberam que deram passos maiores que a perna, e começaram a quebrar.
Ninguem sabe onde nem quando vai parar essa loucura, mas nesse modelo de futebol que tem ai nao tem como melhorar de forma alguma.
Fred,
ResponderExcluirVocê que é colecionador, gostaria de te fazer uma pergunta: Quanto você acha que custa a camisa 10 oficial Adidas do Flamengo igual a que Zico usou no último título brasileiro conquistado por ele, na copa União 87?
Luis,
ResponderExcluirEsse caso aí não é mais uma camisa, é um objeto de Luxo, quase como um carro ou um apartamento...
A camisa que Johan Cruijff usou na final de 74 pode ser arrematada por uns 30 mil euros
São os casos das super raridades, o cara pode correr atrás das réplicas retros,como solução para o bolso
Por enquanto vai ser difícil exigir que os times não sujem a camisa com isso. Quando a maioria da torcida se negar a comprar os outdoors-camisas a gente pode começar a exigir dos clubes.
ResponderExcluirVamos nos unir e fabricar as próprias camisas em fábricas de quintal. Se pagam ao time pra fazer a propaganda, devem nos pagar também. Camisa sem patrocínio é o melhor.
Comecemos por nós.
Irlan,
ResponderExcluirno futebol atual, qualquer jogadorzinho, por pior que seja, recebe seus R$ 5.000,00. Nessa onda, é praticamente impossível um clube viver sem patrocínios. Vou expor aqui os números aproximados do meu Confiança:
Patrocínio(camisa + outdoors): R$ 25.000,00
Sócio Torcedor: R$ 20.000,00
Rendas líquidas: R$ 15.000,00
RECEITA: R$ 60.000,00
A nossa camisa é a mais limpa dos últimos anos, com apenas o patrocínio master e um secundário(aquele quase no ombro). E o clube trabalha dentro do orçamento previsto, mantendo uma folha de R$ 60.000,00.
Os patrocínios caíram bastante em relação aos últimos anos, estamos sem ajuda alguma do governo estadual e da prefeitura. Enquanto isso, o River Plate, atual campeão estadual, tem apenas 1 patrocínio na camisa, mas recebe muito investimento da prefeitura local, cuja a prefeita é esposa do diretor de futebol do clube. Em resumo, a folha salarial do River é de quase R$ 180.000,00.
Sem encher a camisa de patrocínio, ou o clube se alia com alguma prefeitura do interior pra ganhar muita grana ou então aposta na categoria de base(mesmo sem CT) e nos sócios torcedores. Muito complicado.