segunda-feira, 19 de julho de 2010

Futebol e Publicidade, A Indústria do Estupro das Camisas

Coleciono camisas de futebol a mais de 20 anos, minha primeira camisa eu ganhei ainda moleque e hoje tenho mais de 250 exemplares dos mais obscuros lugares do planeta. E qualquer colecionador maluco pode notar os "estupros graduais", que os patrocinadores impõem no maior símbolo futebolístico para um torcedor, sua camisa.

Esse estupro vem de uma forma gradual e pode ser através de uma simples faixa publicitária na barriga, ou podemos ir ao extremo de inúmeros logotipos na camisa, das mangas e onde não se pode nem imaginar. Para os publicitários do Futebol Moderno até a cores seculares podem ser violadas, tudo em nome do mercado e do dinheiro. Assim como uma vítima pode ser estuprada de inúmeras formas, a camisa no futebol obedece à mesma ótica dos violadores. A arma do dinheiro é colocada na cabeça do clube, e esse obedece a todas as “taras” dos patrocinadores, e que se dane a História ou a Torcida.

A camisa de futebol é o mais importante de todos os símbolos no Futebol. Maior que a bola, maior que o jogador, maior até que o próprio presidente do clube. Bolas, jogadores, dirigentes vão e vêm todo ano, desde que inventaram esse jogo a única coisa que fica é a camisa. Esse objeto de fascínio de tantos, seja pelas cores ou pelo escudo, é a única coisa permanente nesse esporte. Por isso que o torcedor é um obcecado e o colecionador um esquizofrênico.

O Club Atlético Peñarol entrou para a História como o primeiro clube a conceder publicidade nas camisas já nos meados dos anos 50. Mas tudo não passou de uma brincadeira e esse negócio só foi levado a sério 20 anos mais tarde, e o clube que realmente inaugurou e sistematizou essa indústria do estupro das camisas foi o Eintracht Braunschweig.

Pois é, nobres leitores, nem tudo são flores por essas Terras Saxãs que o escriba aqui reside. O eterno rival do Hannover 96, já no longínquo 24 de março de 1973 lançou ao mundo o que chamo de “Indústria do Estupro das Camisas”, assinando um contrato com a empresa de bebidas Jägermeister. Na época, os clubes alemães jogavam com camisas completamente lisas, nem o escudo do clube era impresso, eram apenas as cores do clube e ponto final. Com esse contrato o Eintracht Braunschweig transformava suas tradicionais camisas amarelas em verdadeiros outdoors para a Jägermeister e quase perdia até o nome transformando-se em “Eintracht Jägermeister”, proposta que foi barrada pela Federação Alemã. Até Paul Breitner, o maior futebolista alemão de todos os tempos, em sua curta passagem pelo Eintracht Braunschweig teve que usar essa famigerada camisa outdoor-Jägermeister. E por incrível que pareça, essa camisa é um objeto cult entre os colecionadores de camisa oficiais de Futebol.

O Eintracht Braunschweig abriu uma caixa de pandora que se espalhou como um cançer, logo quase todos os clubes no planeta já estavam estampando publicidade nas camisas. Nem as seleções nacionais fugiram a regra, pois ninguém esquece a folha de café dentro do escudo da seleção brasileira na Copa de 82. Algo que foi até proibido inicialmente, mas a CBF deu um jeito de burlar a regra, estuprando e alterando o próprio escudo.

Hoje o que parece ser natural, no passado foi um escândalo, e até hoje regras existem na tentativa de controlar a ganância dos patrocinadores. Vide o livro de regras da Football Association na Inglaterra, que tenta delimitar um espaço de 200cm² para os patrocinadores.

Particularmente meu ceticismo não me deixa acreditar em regulamentações para o Capitalismo e suas aplicações no Futebol Moderno, pois são os próprios Cartolas, cúmplices desses estupros , que fazem as próprias regras. O fim das violações nas camisas só vai acontecer, quando os Torcedores tomarem as rédeas e aprenderem a gerir, tornando-se assim classe dominante no Futebol.

Perdoem-me pela metafísica, mas “Karma” no Futebol existe! E os malditos e poderosos de Braunschweig, que abriram e ensinaram ao mundo como violar suas próprias tradições, hoje apodrecem nas profundezas lamaçais da 3° Divisão Alemã.

Nunca assinem um contrato com o Satanás em pessoa, cedo ou tarde o chifrudo volta para cobrar a conta... Não é a toa que a camisa é chamada devotamente de "Manto Sagrado".

7 comentários:

  1. Vide camisa do corinthians nos últimos 2 anos

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  2. O exemplo do corinthians é perfeito para exemplificar que tudo no futebol moderno tende a piorar...

    O que já tava ruim pode ficar pior!

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  3. Importante é colocar o peso que a publicidade hoje tem na renda dos clubes.

    Isso mudou completamente o futebol desde seu principio. Com o tempo isso foi gerando toda uma mudança nos valores que envolvem o jogo, como salario de jogadores, premios etc.

    Com a transformação dos clubes em empresas, só veio a piorar, uma vez que os gastos não eram apenas para titulos, mas pra garantir o mkt do proprio clube. Naquela tendencia de "reforçar a marca" e atrair novos anunciantes.

    Se tornou um ciclo, e hoje os clube-empresas perceberam que deram passos maiores que a perna, e começaram a quebrar.

    Ninguem sabe onde nem quando vai parar essa loucura, mas nesse modelo de futebol que tem ai nao tem como melhorar de forma alguma.

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  4. Fred,

    Você que é colecionador, gostaria de te fazer uma pergunta: Quanto você acha que custa a camisa 10 oficial Adidas do Flamengo igual a que Zico usou no último título brasileiro conquistado por ele, na copa União 87?

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  5. Luis,

    Esse caso aí não é mais uma camisa, é um objeto de Luxo, quase como um carro ou um apartamento...

    A camisa que Johan Cruijff usou na final de 74 pode ser arrematada por uns 30 mil euros

    São os casos das super raridades, o cara pode correr atrás das réplicas retros,como solução para o bolso

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  6. Por enquanto vai ser difícil exigir que os times não sujem a camisa com isso. Quando a maioria da torcida se negar a comprar os outdoors-camisas a gente pode começar a exigir dos clubes.

    Vamos nos unir e fabricar as próprias camisas em fábricas de quintal. Se pagam ao time pra fazer a propaganda, devem nos pagar também. Camisa sem patrocínio é o melhor.

    Comecemos por nós.

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  7. Irlan,

    no futebol atual, qualquer jogadorzinho, por pior que seja, recebe seus R$ 5.000,00. Nessa onda, é praticamente impossível um clube viver sem patrocínios. Vou expor aqui os números aproximados do meu Confiança:

    Patrocínio(camisa + outdoors): R$ 25.000,00
    Sócio Torcedor: R$ 20.000,00
    Rendas líquidas: R$ 15.000,00
    RECEITA: R$ 60.000,00

    A nossa camisa é a mais limpa dos últimos anos, com apenas o patrocínio master e um secundário(aquele quase no ombro). E o clube trabalha dentro do orçamento previsto, mantendo uma folha de R$ 60.000,00.

    Os patrocínios caíram bastante em relação aos últimos anos, estamos sem ajuda alguma do governo estadual e da prefeitura. Enquanto isso, o River Plate, atual campeão estadual, tem apenas 1 patrocínio na camisa, mas recebe muito investimento da prefeitura local, cuja a prefeita é esposa do diretor de futebol do clube. Em resumo, a folha salarial do River é de quase R$ 180.000,00.

    Sem encher a camisa de patrocínio, ou o clube se alia com alguma prefeitura do interior pra ganhar muita grana ou então aposta na categoria de base(mesmo sem CT) e nos sócios torcedores. Muito complicado.

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