quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Los Fastidios, Música e Futebol

Demorei em postar aqui, mas nesse último final de semana fui assistir um show no Festivalkult em Porta Westfalica. A banda em questão tem de grande relevância para cena contra-cultural alemã e européia, principalmente nas arquibancadas.

O grupo italiano Los Fastidios detêm uma grande influência em terras germânicas e sempre apresenta uma união perfeita entre música e futebol. Grande parte do público é composta por inúmeros torcedores de vários clubes no país, e é isso que faz com que a banda sempre venha tocar por essas terras todos os anos.

Porta Westfalica se localiza a pouco mais de 70 km de Hannover, ou seja, já foi necessário encarar as famosas estradas Autobahnen da Alemanha onde não existe limite de velocidade. Pode-se atolar o pé a vontade no volante que não tem problema, sempre vai existir alguém mais rápido à sua esquerda. Velocidade é uma velha obsessão Germânica, e ainda não me acostumei com 170km/h de média dentro de nenhum veículo motorizado.

Mas não se enganem, até nesses milagres da engenharia moderna acontecem os malditos engarrafamentos, fiquei preso quase 2 horas no trânsito nos últimos 10 km até chegar ao destino.

Chegando no Festival, já comecei a me irritar com a quantidade de cachorros no local. Isso é um dos grandes mistérios da Alemanha, todo Punk aqui tem um cachorro do lado. Às vezes os caras vão morar na rua pedindo esmola, mas sempre estão acompanhados com algum canino. Eu nunca entendi essa relação entre Punks e Cachorros por aqui, mas o que é de irritar é levar os animais até para dentro dos shows. Não é a toa que a Associação Alemã de Proteção aos Animais, fica sempre de olho nesses eventos. Adoro cães, mas colocar os coitados a menos de 10 metros das caixas gigantes de som é uma zona!!!

Los Fastidios representa o que há de melhor no Streetpunk europeu atualmente. Essa banda foi formada em 1991 e o vocalista Enrico é um velho Torcedor do pequeno Virtus Verona da quinta divisão Italiana. Boa parte das músicas tem o Futebol e seus adeptos como tema, transformando as apresentações ao vivo em verdadeiras reproduções das festas das arquibancadas. Até sinalizadores foram acesos pelo público nesse último show com Enrico usando o cachecol e camisa dos Ultras Virtus Fans.

No último álbum, chamado “ALL'ARREMBAGGIO” , lançado em abril desse ano , várias faixas foram escritas especialmente aos torcedores, como “Hooligirl”, “Reds in the blue”, e principalmente “Football is Coming”. Essa última música a mensagem é bem clara, o Futebol pertence aos Torcedores.

Vou colocar o link para download desse disco aqui.

Independente do estilo ou ideologia, o rock n´roll está bem presente entre os torcedores alemães. Várias bandas por aqui já escreveram sobre o assunto e em todos os estádios, na entrada das equipes em campo, os Ultras sempre fazem uma grande festa sobre essa trilha sonora.



5 comentários:

  1. banda foda!

    "In the streets, on the terraces
    We are singing and we scream
    All our hate for the nazi scum
    We are comming: stop to run!"

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o texto, surpresa ao saber que os alemães punks, levam cães pra dentro dos shows, ahahha.
    Sobre a banda,é fantástica!!!!!!
    outra banda que sugiro vocês comentarem, é a BootStroke de Athens, todos são membros da Ultra oRiginal 21 do AEK.

    belo texto.

    ResponderExcluir
  3. ANTIFA HOOLIGANS!

    ResponderExcluir
  4. Essa parada de punks e cachorros aqui é sinistra.

    Não tem explicação!! No Brasil tocava em banda punk, gravava disco , turne , shows e tudo que tinha direito... mas não havia cachorro...

    Aqui, não há punk sem cachorro... que porra é essa???

    ResponderExcluir