quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Futebol de Várzea - A Resistência ao Futebol Moderno


O Futebol de Várzea, ou Futebol Amador, é uma cultura extremamente valorizada no Rio Grande do Sul. Aqui, nos finais de semana, clubes de Bairros se enfrentam em todas as cidades, em quase todos os bairros, realizando jogos emocionantes onde o futebol moderno não tem espaço e a verdadeira essência do esporte é evidente.

Um dos clubes de várzea mais conhecido de Porto Alegre é a Associação São Pedro, time que carrega o nome do bairro Jardim São Pedro, fundado em 1958 e se mantém até hoje graças à amizade existente entre seus integrantes e o amor que cada um tem pela instituição.

Com uniforme em homenagem à Seleção Brasileira campeã do mundo na copa de 58, o São Pedro realiza suas partidas sempre fora de casa, por não possuir um campo próprio. Membros da diretoria marcam jogos contra equipes de Porto Alegre, cidades próximas ou até do interior do estado com um ano de antecedência devido ao grande interesse dos outros clubes em jogar contra este.

Em 2008, o ano do aniversário de cinqüenta anos, a Associação São Pedro proporcionou uma festa para mais de 600 pessoas no salão do Clube Gondoleiros de Porto Alegre.

A identificação das pessoas envolvidas nos clubes de Várzea chega ao ponto de competir com o amor que cada um tem pelo time profissional de sua preferência, muitas pessoas se dizem mais apaixonadas pelo seu time de várzea do que pelo seu time profissional.

A grande marca deste futebol é a confraternização dos atletas antes e depois dos jogos, sempre há o momento onde o campo é trocado pelo bar e a bola pelo churrasco, regado a cerveja e boa música.

Os Clubes de Bairro são como famílias. De geração em geração a cultura vai se transmitindo e a renovação dos times muitas vezes acontece dentro das famílias dos integrantes.

Eu digo que a várzea é a verdadeira essência do futebol porque nela não há venda de jogadores, não há cobrança de ingressos, não há finalidade lucrativa, todo dinheiro arrecadado pelas instituições serve apenas para custear as despezas do clube, como campo e os materiais envolvidos no jogo como bola, uniforme e etc. Neste jogo o que manda é somente a paixão pelo esporte, e a amizade.

A várzea é o melhor refúgio para aqueles que foram excluídos do circo que virou o futebol profissional, é a resistência ao “futebol negócio” que cobra ingressos caros e destrata os torcedores, é o futebol de onde ele nunca devia ter saído.

2 comentários:

  1. Dale Associação São Pedro!!! Tenho minha camisa guardada aqui!!!

    Futebol "arranca toco" de várzea Presente!!!

    ResponderExcluir