segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Geral do Grêmio x Portão 18 - Parte 1

Postarei, aqui, uma matéria sobre a divisão da Geral e nascimento da Portão 18. O relato foi enviado por um integrante da Portão 18 e já sabendo que existem 2 versões das história, o Blog, desde já, se diz à espera de um relato de um integrante da Geral sobre esses fatos. Por este motivo, esta matéria se chama de Parte 1, já que a Parte 2 será feita por alguém da Geral.

O Blog é isso, o Blog é do povo. Não somos feitos apenas de A e B. Existe sim, pessoas que estão na equipe do blog que trabalham para organizar e postar no blog. Mas, o blog é feito, principalmente, por vocês. A voz do Blog é a voz do povo. Estamos abertos a matérias feitas por vocês, sugestões, críticas, elogios, etc.

Qualquer contato conosco, basta mandar um recado para o nosso orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=3472427970780732382) ou para o nosso email (torcida_ganha_jogo@hotmail.com).


"Para contar sobre a história do Portão 18, preciso contar da história da “Geral”, e para contar a história da “Geral”, precisa começar na época em que X gremistas estavam na TJG (Torcida Jovem Gremista).

1) O INÍCIO DA GERAL DO GRÊMIO

Desde os anos 90, já se tinha a idéia de trazer alguns ritmos e influência das torcidas da Argentina pra dentro do estádio do Grêmio. Alguma coisa até aconteceu dentro da TJG, mas nada além de algumas músicas básicas e de fácil melodia. Em 2001, esse pessoal que curtia mais o alento e não as batidas de samba/funk começou a desobedecer ao núcleo da TJG e cantava sem parar músicas somente pró-grêmio, e não, o que estava sendo tocado na charanga. Final das contas, esses X gremistas foram expulsos da Organizada. No próximo jogo, estavam eles atrás da outra goleira, entre 1 dúzia de pessoas cantando. Entravam pelo portão 18 do estádio olímpico, numa época onde o público do estádio era menor a 10 mil pessoas por jogo. Com o passar dos anos, o movimento foi aumentando de tamanho e junto com ele, o Grêmio, devido à péssima administração, ia mergulhando em um declínio até chegar ao fundo do posso: a Série B.


2) FENÔMENO GERAL NA ARQUIBANCADA

Em 2005, entrou a direção do presidente Paulo Odone (hoje deputado estadual), e para trazer o Grêmio de volta à elite do futebol brasileiro, necessitava do apoio da torcida gremista. A partir daí, o Sr. Odone começou a incentivar a torcida que na época encantava os olhos daqueles que iam ao olímpico, e que até então, era algo inédito em estádios brasileiros: a geral. Ele viu que o movimento já estava grande demais, e ordenou para que trocassem seu lugar, passando do Portão 18, ao Portão 10, atrás da outra goleira.

Com a ascensão gradativa do time, a ascensão da geral dentro do clube crescia também, e com isso, começaram a aparecer às passagens, e as entradas bancadas pela direção.

3) AUGE E DECLÍNIO DA GERAL

Raiava o ano de 2006, Grêmio de volta a 1ª divisão do campeonato nacional empolgado após ser campeão estadual depois de um empate 1 a 1 na casa do nosso tradicional rival, e a Geral já era vista como um fenômeno social em todo o estado e sendo apontada como a única torcida de verdade do Brasil. E, os subsídios cada vez aumentando mais.

Já em 2007, Grêmio na Copa Libertadores, tentando reconquistar a América que naquele ano estava sob o domínio da maior amargura do continente. Com campanha extraordinária, Grêmio chega a final contra o multi-campeão Boca Juniors e perde vergonhosamente. Com a perda do título, a tão famosa “geral” já havia perdido algo, mas que poucos notaram, devido ao êxtase de estar disputando uma Libertadores após tantos anos sem ser campeão de competições grandes, (coisa que o grêmio sempre esteve acostumado a ganhar). Esse algo se chama “ideologia”. Devido a fama e, principalmente, a renda ($$$) que a torcida estava tendo naquele momento, um pessoal das antigas Torcidas Organizadas do Grêmio migraram para a geral, e acabaram aos poucos mas velozmente, no topo da hierarquia interna, e a torcida ficou ‘a cara’ disso. Incentivado pelo discurso dos leigos de “não podemos mais imitar os argentinos”, o povão que não faz noção alguma de ideologia de barra e t.o., aceitou como se nada houvesse acontecido, e então a geral deixou de ser o que era até 2005/06.

4) A DIVISÃO DA GERAL E NASCIMENTO DA P18

Foi em 2008 que uma torcida já totalmente distorcida pela falta de sabedoria, corrompida pela ganância do dinheiro e com inúmeros casos de arrogância e totalitarismo por parte do comando se dividiu após o fundador da Geral,“chutar o balde” no meio do ano e anunciasse que estava indo de volta ao Portão 18, retornando ás origens. No meio do campeonato, muitos disseram que não era a hora certa, outros ainda não entendiam o porquê dessa atitude, e até o final do ano, ficou ele, e mais alguns pouquíssimos que também saíram devido ao rumo que a Geral estava tomando. Houveram ameaças por parte de integrantes da Geral, e numa ocasião, ocorreram até tiros (2 feridos) entre torcedores das 2 torcidas. Mas nem assim o pessoal saiu do lado do Portão 18.

No início de 2009, Sr. Odone já não era mais presidente do Grêmio. Quem assumiu foi Duda Kroeff, um candidato da chapa oposta a de Odone, cuja a Geral estava apoiando aberta e explicitamente. Kroeff assume a direção gremista com o discurso de acabar com os subsídios para as torcidas para que não ocorra mais nenhum atrito entre elas. E de fato, essa proposta foi cumprida. A geral, por sua vez, ao invés de seguir apoiando e cantado para o Grêmio, resolveu ficar de braços cruzados devido a atitude do novo presidente: Não viajou para o interior do estado no Camp. Gaúcho já que não tinha o apoio da diretoria. Apesar de continuarem cantando durante o jogo inteiro, eles, antes dos jogos, passaram a protestar fortemente contra a direção.


5) A VELHA ESCOLA - PORTÃO 18

“Queremos resgatar a essência de liberdade como ideologia, da luta pelos ideais da nossa terra, da nossa história, da nossa gente. Alentar sem parar, com alma e coração. antes, durante e depois das batalhas na cancha. Resgatar a nossa cultura, as origens, influências platinas – identificação com a Argentina e o Uruguai, o nosso espírito copero! Queremos de volta a nossa velha alma castelhana! Grêmio Football Porto Alegrense acima de toda e qualquer legenda!”.

Com essa explicação vinda de ums dos fundadores da nova Barra, fica fácil perceber quais são os ideias da torcida. A torcida localizada no Portão 18 do Olímpico, já reune um grande número de intregrantes levando em conta o pouco tempo de existência.

18 vive. Esempre pelo tricolor, pensando no Grêmio e só no Grêmio. "Povo que não tem virtude acaba por ser escravo", já diz o hino do Rio Grande do Sul.

Apesar das desavenças, espero que as coisas se acalmem, como já vem acontecendo, e Geral e Portão 18 passem um dia a se preocupar com apenas uma coisa: o Grêmio e nada mais. Foram com esse propósito que ambas foram criadas e seria encima deste ideal o começo, meio e fim das 2 torcidas.

DALE TRICOLOR !"


-------------------

Comunidade do Blog no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91142070


-------------------

21 comentários:

  1. Muito bom este texto parabens !! realmente as duas torcidas são otimas as melhores do Brasil !
    para mim o Ranking de torcidas do Grêmio fica assim :
    1 - Geral do Grêmio
    2 - Velha Escola do p18 a Alma Castelhana
    3 - Torcida Jovem do Grêmio (TJG )
    4 - Mafia Tricolor ( MT )
    5 - Garra Tricolor ( GT )
    6 - Super Raça Gremista ( SRG )

    ResponderExcluir
  2. william geral do gremio17 de maio de 2010 às 12:01

    geral é a melhor e ja eras

    ResponderExcluir
  3. A geral é tão forte dentro do Grêmio, que no projeto Arena, ele terá um espaço especial, pois não terá cadeiras neste espaço, assim, a avalanche não irá morrer e o Grêmio manterá suas origens castelhanas. Hoje é dia 20 de setembro, dia da pátria. Gaúchos, catarinenses e paranaenses, hoje é o nosso dia, o dia da liberdade. Comemorem e VIVA A LIBERDADE!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. viva as duas torcidas
    Gremio acima de tudo

    ResponderExcluir
  5. PORTÃO 18
    AMOR VERDADERO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa velha escola é fraca, so atrapalha a festa.
    Falam em ideologia, mas nãsceram a partir de um falcatrua interesseiro que não conseguiu se canditar a vereador as custas dos gremistas.
    Amor o Grêmio? Isso é so um detalhe.

    ResponderExcluir
  7. a Ideologia da p18 é q me contagia! a geral tmb me empolga! mas o espirito platino deveria ser mais forte!

    ResponderExcluir
  8. P10 domina , geral do gremio ,é nois qi ta

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre fui an geral desde 2006 e acompanhei tudo que aconteceu la dentro e eu acho que a geral ja nao e a mesma coisa de quando iniciou aquilo era alentar era apoiar nao importava o dinheiro e sim o gremio hj em dia nao e mais assim a geral ta virando organizada e por isso eu e um grupo de 15 amigos estamos migrando para o p18 pq todo fim de jogo na volta pra casa nos fikamos conversando que la sim e barra brava pesqueisamos alguns videos de la e vimos que as musicas sao das torcidas argentinas e uruguaias onde eu pudo estar por 1 ano e estive em quase todas as torcidas e na monha opiniao eu acho que logo logo a geral estara no fundo do poço e todos irao querer migrar para o P18 onde eu tenho certeza que serao bem vindos assim como eu e meus amogos fomos pelos integrantes de la que ate o msn ja nos passaram pra nos conversarmos melhor!
    XVIII vive!GRÊMIO SEMPRE APOIO INCONDICIONAL!

    ResponderExcluir
  10. Que se foda a valha escola " ALMA CASTELHANA ", o motivo é aceitavel, num gosto das musicas imitadas dos argentinos!!!!!!!!
    Mais imitoes são a popular

    ResponderExcluir
  11. us velha escola são tão foda que todo tomo um pau da gente (geral esteio) no gremio x lajeadense
    ODONE é o melhor presidente do gremio desde o KOFF.
    kroeff é um imbecil se elegeu presidente so com os nossos votos

    velha escola se prepara que esse ano a recem começo ate o final voces vao apanha muito

    UDT

    ResponderExcluir
  12. Todos que somos gremistas de verdade,apoiaremos uns aos outros idependentemente de torcida ou raça,porque o que queremos e apoiar o Gremio.
    Usem seus cerebros para fortalecer o Gremio!!!!!!Ja somos a melhor do Brasil,seremos
    Campeoes com o GREMIO!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Foda-se sou da geral, estou perdendo a paciencia com alguns, temos nossas origens sim, mais esta passando do limite toda e puxaçao pra argentino, quero um gremio gaucho e nao argentino, nós gauchos temos nossas virtudes, mais até por eu ser um soldado do exército brasileiro, idolatro a bandeira do meus pais, que um dia acolheu meus antepassados. Dai teremos um Gremio cada vez maior.

    ResponderExcluir
  14. Tenho saudade de 2005 e 2006 aquilo que era alento,cade o papel picado os inumeros trapos os rolos de papel...
    com o GREMIO e para o GREMIO sempre.

    ResponderExcluir
  15. flamengo = urubu
    bota-fogo = cachorro
    palmeiras = porco
    inter = macaco
    atletico mg = galo
    spot recife = leao
    cruzeiro = raposa
    E nos temos que escolher um bicho como simbolo,antes que escolham por nos.
    Ex:sao paulo escolheram por eles,bambi.
    Talves nao se tenham dado conta disso,mas é de suma importancia para a a historia do clube e dos torcedores,ser conhecido como porco,urubu galo...é bem melhor que bambi ou outros,pensem nisso,e vamos escolher logo antes que escolham por nos!

    ResponderExcluir
  16. Guri A Velha Escola é o Gremio Porra...
    La tem Mulheres Criança e Homens
    Geral Bando de Animal Pega no pau FDP
    Torcer Nao é Briga
    Vcs Sujão o nome do Maior Time do Mundo Com Conflitos Para´pra penssar seus merda quer Brigar vai para a politica e luta pelos nossos direitos + nao se torne Corrupito De Merda ou Vai para o MMA quero ver se vcs São macho Mesmo La não tem ruim e um contra um ate o final
    Hei Geral Vai toma no cú
    Blz

    ResponderExcluir
  17. logo acima um otario q nao sabe da historia do clube postou um comentario imbecil , eu acho q esse idiota é colorado e marece ser pisiotiado pelo p18 ou geral , mas buscar direitos é um dever do torcedor gremista.Sou borracho o sim senhor dale dale tricolor

    ResponderExcluir
  18. Me lembro que quando a geral foi criada, muita gente falou que não ia pegar aqui no Brasil, pois barra-brava não é o estilo brasileiro de torcer, no início não dei bola para esses comentários, que julguei vir de gente invejosa, mas hoje vejo o quão reais eles foram.
    O fato é que toda barra aqui no Brasil acabará se desvirtuando e se transformando numa torcida organizada, com a geral não podia ser diferente. O estilo brasileiro de torcer sempre adaptará as tendências de fora.
    Com todo respeito, mas só um cego pra não ver que hoje a geral já está mais pra organizada que barra brava.

    ResponderExcluir
  19. o gremio nao merece ter uma torcida de animais como sao estes que se dizem torcedores do gremio tao ali so pelo dinhero geral tem que acabar se nao eles vao acabar com o gremio e uma vergonha geral de merda voces nao prestao.

    ResponderExcluir
  20. Vocês são a vergonha do sul, chuparão a rola de argentino é nisso qua dá!!Brasil é T.O não um bando de boiola q fica se encochando na hr do gol!
    Vão se fude vcs envergonãm minha pátria.
    vem gauxada chupa rola e dá o cú.

    ResponderExcluir
  21. CARA A GERAAL ACABOU , O 18 SEMPRE NAO TEVE UMA TORCIDA GIGANTE MAIS NUNCA NOS MATARAO POIS , A VELHA NUNCA MORREU COM 15 CANTANDO A GERAL JA NACEU ACABADA !!! MURGAS E TROMPETES ESA É NOSSA CULTURA GERAL JA TEM ATÉ SURDO BRASILEIRO

    ResponderExcluir