segunda-feira, 20 de julho de 2009

8 anos sem Carlo Giuliani. A.C.A.B.?

//Es evidente la opresion
La policia disparo
Carlo Giulani pago
LA VIOLENCIA POLICIAL DE UN ESTADO CRIMINAL //
(SKA-P – Solamente por pensar)


Em 20 de julho de 2001 um grupo de manifestantes anti-globalização se reunia para protestar na Piazza Alimonda, em Gênoa, Itália. Dentre eles, estava o ativista, anarquista e poeta Carlo Giuliani, que terminou levando um tiro na cabeça e outro no olho de um carabineri (polícia italiana) e teve o corpo atropelado 2 vezes por uma Land Rover da própria polícia. Mas o que isso tem a ver com futebol e torcida?

Simples, ultras de vários lugares da Europa se manifestaram contra a violência policial, tornaram Carlo Giuliani uma espécie de mártir. Desde o incidente em Catânia, 2007, onde torcedores do Catânia e do Palermo entraram em conflito, sendo fortemente reprimidos pelos mesmos carabineri os ultras de Livorno a Piacenza e outros grupos ligados ao antifascismo e à esquerda política invocam, com pichações, uma vingança pela morte de Giuliani.
Tudo isso nos leva ao movimento conhecido como A.C.A.B. – All Cops are Bastards ( ou Todos os policiais são filhos-da-puta), que está nos estádios, seja como ideologia, seja como modinha.

Pode-se dizer, resumidamente, que para essas pessoas ao vestir a farda a pessoa se transforma, o poder coercitivo que eles possuem os tornaria mais violentos e intransigentes, mas fascistas por assim dizer. É adotado sobre tudo por grupos antifa e hooligans.

Outra sigla com significado parecido vem da Polônia, especialmente dos ultras do Legia Warszawa, é o HWDP (que numa tradução aproximada seria “coma o cu dos polícia”) e vem da placa de registro dos carros da própria polícia que tem as mesmas letras.

Giuliani foi homenageado por várias bandas anarco como Conflict, AK47, Ska-P, Aktivna Propaganda e há uma referência a ele é feita no livro Absurdistão, de Gary Shteyngart. E a praça em que foi morto, é mais chamada, hoje em dia, de Praça Carlos Giualiani, apesar desse não ser seu nome oficial.

Um último fato a se comentar sobre Giualiani , é que ele era fanático pela Roma. Tanto que no seu enterro tinha uma bandeira da Giallorossa (como é conhecida a Roma na Itália) em seu caixão.


Música do SKA-P dedicada ao Giuliani.


Compilação de fotos "legais" sobre a polícia.

2 comentários: