sábado, 7 de agosto de 2010

Torcedores: À LUTA!

A aprovação do “Novo Estatuto do Torcedor” no dia 27 de julho de 2010, trouxe à tona mais uma vez toda a polêmica do novo modelo de futebol que está sendo aplicado dia-a-dia no Brasil e no mundo.

Como já falamos várias vezes aqui no TorcidaGanhaJogo.blogspot.com ; o futebol moderno veio a transformar os estádios e o jogo em um espaço elitizado, no qual as pessoas deverão se comportar como meros espectadores, pagarão ingressos caríssimos, ficarão sentados, assistirão ao “espetáculo” e voltarão para casa, tal qual uma ópera.

Acontece que essa lógica vem a subverter o verdadeiro sentido do futebol. O jogo se formou historicamente no que é hoje, pelo fato de conseguir trazer para si uma gama de sentimentos que só o futebol é capaz de proporcionar, envolvendo multidões que buscam no jogo única e exclusivamente defender as suas cores e seus mantos, numa atividade que é inquestionavelmente cultural.

Nas últimas décadas, o futebol se tornou (através da força da lei) um grande mercado, no qual interesses particulares interferiam no andamento do jogo e de todo o seu funcionamento, criando distorções nos seus princípios, e verdadeiras aberrações justificadas pelo simples fato de agora o futebol ser pautado pelas leis do dinheiro, e não por ser simplesmente o futebol.

Não precisarei aqui entrar em casos mais detalhados e recentes como o de J. Hawilla e a Traffic, como os clube-empresa intinerantes e nem os proprietários mafiosos dos clubes europeus (caso tenha interesse em saber mais sobre isso, acompanhe os outros posts do nosso blog).

O importante aqui é entender que o novo Estatuto do Torcedor é mais um golpe no futebol. O tal estatuto e as suas novas regras “mais rígidas pela moralidade do futebol” estão fundamentadas exatamente na concepção de futebol como um mercado. E isso é extremamente perigoso, uma vez que para o futebol-mercado não existe mais o categoria “torcedor”. Agora somos todos “consumidores”.

Mais uma vez, na base da lei, manipulam o sentido do futebol, distorcem-no, transformam-no e nos impõe uma medida indesejada. Não se trata de um Estatuto do Torcedor, e sim um estatuto que vem a destruir completamente tudo o que é típico de um torcedor nas arquibancadas: a festa, a paixão, as coreografias, os cantos etc.

Dentro disso, podemos colocar a maior proibição recente: a pirotecnia. Sinalizadores, piscas e qualquer tipo de fogo de artifício, após a aprovação do “estatuto”, são considerados objetos que podem gerar a desordem no estádio.

Qualquer pessoa que minimamente já participou de uma festa no estádio que envolvesse fogos de artifício sabe que é preciso muita má índole para ferir alguém. No entanto, como já falei antes, subverteram a realidade, e os fogos foram proibidos porque incomodavam... as transmissões televisivas!

Fomos proibidos e ameaçados de prisão por fazer a nossa festa porque, alegam os tais promotores e “especialistas em segurança pública”, senhores que nunca pisaram em estádios, que os sinalizadores podem ferir pessoas, quando na verdade defendem os interesses das empresas que transmitem as partidas, porque a fumaça pode atrapalhar as imagens.

Já passou da hora de se levantar e lutar pelo bem do futebol, pelo verdadeiro direito do torcedor e pela integridade desse bem cultural mais do que centenário em nosso país.

Se o estatuto é do TORCEDOR, que seja o TORCEDOR quem vai dizer o que deseja e o que deve ser feito. Não somos consumidores e não vamos ao estádio exibir status e tomar uísque. O estádio é para nós uma casa, onde encontramos amigos, pessoas que se identificam com o mesmo clube que você e vai para lá fazer festa, apoiar o time e “ser gente”. O futebol foi feito para ser vivido, e não comprado e exibido numa nota fiscal e nem para fazer meia dúzia de espertos ricos por brincarem coma nossa paixão.

O blog TORCIDAGANHAJOGO.blogspot.com faz um convite a todos os que amam o futebol e que são TORCEDORES, a se levantarem, organizarem os seus companheiros de clubes, e até mesmo superar as rivalidades convidando torcedores de outros clubes, e se envolverem nesse movimento que já é realidade e é apenas o primeiro passo para uma série de conquistas contra o futebol moderno.

Comunidade PIROTECNIA NÃO É CRIME
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105077378

Comunidade NÃO AO FUTEBOL MODERNO
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=23958689

Acompanhe as discussões, dê sugestões e façamos valer a voz dos verdadeiros torcedores.

E que levemos o mais rápido o possível essa ação para a arquibancada. Esse é um jogo que não podemo deixar de ganhar.


3 comentários:

  1. Obrigada pela divulgação.
    O pensamento é esse, vamos nos unir!

    ResponderExcluir
  2. Estamos juntos!

    Filipe - Torcida Xavante - G.E.Brasil (Brasil de Pelotas)

    ResponderExcluir
  3. A Única alternativa que eu vejo é unir as torcidas do brasil numa espécie de sindicato, que reinvidicaria o direito de ir pro estádio para torcer e não para apenas para ser espectador.

    ResponderExcluir