segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A Juventude Leonia

*Se quiser ver as fotos deste post, abra no Internet Explorer. O Blog pede desculpas pelo incômodo, estamos trabalhando para normalizar a situação.

A Juventude Leonina, também conhecida por Juve Leo, é a torcida principal do Sporting Clube de Portugal formada em 1976. É também a mais antiga claque (como é chamado torcida em português de Portugal) oficial criada em Portugal, fundada pelos irmãos Rocha (filhos do entao presidente João dos Anjos Rocha) a JuveLeo é uma torcida conhecida nacional e internacionalmente tendo protagonizado episódios bem conhecidos entre a comunidade ULTRA.

Esta é uma claque rigorosamente organizada desde o dia da sua fundação, que se divide em núcleos caracterizadas pela localização. (Damaia, Margem Sul, Amadora, Oeiras, Portela, Leiria, Coimbra, Braga, Invicta, Algarve, etc....) A Torcida fica situada na bancada Sul sector A-14 do Estádio Alvalade XXI. A Juve Leo tem uma rivalidade intensa com a claque do Benfica, os NoNameBoys.

Fundada por João e Gonçalo Rocha filhos do então presidente do Sporting, João Rocha, rapidamente se tornou um marco único na história do grande clube verde e branco fundado em 1906. E de um grupo de amigos de escola, nascia a primeira claque organizada em Portugal. Apesar de muitos poderem ter reticências quanto à data de fundação do grupo, a Juve Leo possui nos seus ficheiros (que disponibilizará a quem desejar) artigos , nomeadamente fotos, que facilmente comprovam a data de fundação.

A Juve Leo cresce, e logo se caracteriza por uma imagem de marca muito própria, bandeiras gigantes, grandes fumaradas, os potes de fumo e as tochas eram usuais em todos os jogos


Os jogos mais marcantes, onde a torcida fez, litaralmente, inesquecíveis festas foram:

O derby com O benfica (86/7) Sporting 7 -Benfica - 1 a maior fumarada alguma vez vista em Portugal,

Também o derby de 95/6, com tochas presas nas redes das bancadas sul e nova do estádio.


Mas principalmente, e o que ainda hoje caracteriza a Juve Leo, o incondicional apoio à equipa. Nos bons, e principalmente nos maus momentos, a claque esteve sempre ao lado do clube!


No inicio dos anos 90, a inverte a sua política a nível coreográfico, também devido à proibição de uso de material pirotécnico. Alvalade vê grandes espectáculos, e são disso marca os jogos

Casino Salzburg (93/4);


Real Madrid (94/5 e 2000/1);

Beitar (97/8);

E, claro, todos os jogos contra o Benfica e Porto;




As excursões para o exterior também sempre foram um forte da Juve Leo.

Ficam na história as majestosas deslocações a Roterdão (Feynoord),

Bilbao, Bolonha (duas vezes),

Madrid duas vezes, a primeira em 94/5, que foi, talvez, a maior deslocação de um grupo português ao estrangeiro

Israel em 95/96 encontro contra o Maccabi Haifa (Taça UEFA)
(a Juve Leo foi a primeira claque em todo o mundo a estar presente oficialmente em Israel)

Viena em 95/96 (Taça das Taças) Áustria, 8 dia de ónibus (fotos indisponíveis, pedimos desculpas).

Leverkusen 97/98, o celebre roubo dos equipamentos de treino dos jogadores do Bayern.

Nápoles, Cidade onde muito poucas claques iam, mas devido ao respeito que todos tinham pela Juve Leo, todos que lá se deslocaram foram bem recebidos (fotos indisponíveis, pedimos desculpas).


Milão 01/02 A.C.Milan
Munich 2006/2007

Milão 2006/2007

Roma 2007/2008
Entre muitas outras.

Isto, claro, sem esquecer as transfertas a nível nacional assim como aos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Não devem ser igualmente esquecidas as mais numerosas deslocações realizadas por um grupo português como são as realizadas ao Estádio da Luz para jogar contra o Benfica que, nos primeiros anos, se realizaram sem escolta policial.


Os tempos mudam e a juve leo também! E acompanha a evolução do clube verde e branco… prova disso são as coreografias feitas no novo estádio, José Alvallade.


A Juveleo também foi pioneira em frases em forma de protesto dentro do estádio:


No plano da Organização, a Juve Leo tem, em especial nos jogos mais importantes, um grupo de pessoas encarregues de organizar e coordenar os tifos, e que são reconhecidas com o uso de apropriadas T-shirts amarelas com as insígnias "organização".
Para além disto existe um presidente que representa a claque assim como uma Direcção e uma organização onde se englobam todos os chefes de núcleo, bem como outros membros.

De há uns anos a esta parte o presidente é o Fernando Mendes que mais que um presidente no sentido restrito da palavra, é um líder carismático respeitado quer dentro quer fora da própria Juve leo, ele é quem á 18anos assume a cara da juve leo!

O centro histórico do grupo foi sempre a "casinha" localizada no estádio de Alvalade.

No capítulo das amizades e inimizades, não há muito a dizer já que não existe muito esta cultura nos grupos ultras Portugueses.

A Juventude Leonina, contou apenas com três amizades oficias. Com o grupo Grobari, do Partizan Belgrado, com os Settebello da Fiorentina e com os "B-SIDE" do Go Ahead Eagles da holanda.

Em termos de inimigos podem-se colocar todos os lampiões (Benfica) em geral, seguido dos tripeiros (Porto), aos quais se podem seguir todos os outros.

A Juventude Leonina já foi considerada a melhor claque da Europa e já venceu 4 Troféus Gandula.

A Juve Leo chegou em tempos a atingir mesmo o numero de oito mil! Actualmente conta com aproximadamente 3.000 membros.

Nestas 3 décadas de existência, a claque viveu 4 momentos muito críticos. Dois deles quase deitavam por terra o grande nome da claque. Felizmente nada disso aconteceu. O primeiro o no dia 31 de Outubro de 1992, quando a sede do grupo foi incendiada. Renascer das cinzas não foi tarefa fácil, mas a enorme dedicação e força de vontade de todos, permitiu isso não passasse apenas de uma breve ilusão para os rivais. Outro desses momentos foi o vivido em Setembro de 2000, o celebre episódio de Faro.

Mais uma vez a Juve Leo resistiu a tudo e a todos, e nesse mesmo ano o Sporting sagrava-se campeão, ao fim de 18 anos, e a claque era agora tida como peça fundamental na conquista do campeonato. Outros dos momentos mais tristes vividos pela Juve Leo, foi a morte de dois dos seus ultras, em Maio de 1995, na “queda do varandim” (Situação de grande dor para todos nós) e a invasão de campo da juve leo no jogo Sporting - Benfica em 2004.

Devido à sua grandeza muitos são aqueles que das mais variadas maneiras tentam combater, destruir a Juve Leo, mas... a história fala por si e jamais nos matarão !


Se quiseres saber mais sobre a claque, veja estes sites:

http://www.juveleo76.com
http://juveleoleiria.blogspot.com/
http://ultrasdamaia.blogspot.com/
http://www.ultrafotos-fitini.blogspot.com/

4 comentários:

  1. EXCELENTE post para uma excelente torcida e as fotos são pérolas! Muito boas mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Melhor post do blog até agora. FATO.

    ResponderExcluir
  3. Pena foi estar contra o melhor presidente Bruno Carvalho

    ResponderExcluir
  4. 🦁💚🦁💚🦁💚JUVE LEO💚🦁💚🦁💚🦁

    ResponderExcluir