sábado, 15 de agosto de 2009

Brava Ilha - A Voz de um Povo



Reza a lenda, que a Brava Ilha surgiu após 2 jovens procurarem, dentre as torcidas do Sport já existentes na época, alguma que se adequassem com suas ideologias. Torcida Jovem do Sport, Gang da Ilha, Bafo do Leão, etc. Todas foram olhadas e nenhuma chegava nem perto do que queria os 2. Daí da situação, eles só arranjaram uma maneira de achar uma solução: fundar uma nova torcida, a Brava Ilha.

Tal versão não é confirmada. A única certeza que se tem é que a barra surgiu através de mentes insatisfeitas com o jeito que a torcida do Sport, em geral, se comportava no estádio. Eles não gostavam de ver uma torcida que só cantava quando o jogo estava "quente" ou o time vencendo. E sim, em todos os momentos. Jogo bom ou ruim, placar de vitória ou de derrota. Não importava, eles não parariam de cantar sob nenhum circunstância, esse era o lema !

Em 2007, foi o início de tudo. O projeto da torcida começou a ser elaborada e divulgado, principalmente, na internet. 14/07/2007, dia história para a torcida. Naquele fim de tarde de sábado, se iniciava o movimento que mudaria, ou ao menos plantaria a semente da mudança, a torcida do Leão da Ilha.

No início era poucos. Com o tempo, foi aumentando. Por exemplo, se no primeiro jogo existia apenas uma faixa, 2 bandeias e 2 tirantes improvisados, hoje a Brava já conta com várias bandeirolas e guarda-chuvas, inúmeras faixas e trapos e 2 grande tirantes que cobrem de norte a sul a Saída 03 da Ilha, local onde fica a barra.


Isso sem falar no número de integrantes. No início, era possível contar nos dedos. Hoje, a situação é diferente. A Barra sempre está juntando dezenas de pessoas na Saída 03. Foi assim durante o Pernambuco e, inclusive, na Libertadores, onde a Barra protagozinou caminhadas rumo ao estádio, festa no bar da arquibancadas antes da partida e reuniu o maior número de pessoas já visto na Saída 03 (foi durante a competição que a Brava viveu seu auge). Não cito o brasileiro dentre as competições em que a barra esteve, e está, fortemente presente. Já que, a diretoria do Sport definiu o ingresso de arquibancada pelo preço absurdo de 40 reais, impossibilitando assim, a ida de muitas pessoas para a Brava.

Foi durante a Copa Santander Libertadores que a Brava viveu seu melhor momento. Tanto dentro como fora do estádio, quando foi notícia em todo o Brasil levando cerca de 2 mil pessoas para o aeroporto num embarque do Sport para o Chile, onde enfrentaria o Colo Colo. Ao som de "Vamo Vamo Meu Leão", música que virou o "hit" da torcida rubro-negra, os atletas do time pernambucano partiram para o exterior e voltaram tranzendo consigo a vitória na bagagem. Nos idas do time para o Equador e São Paulo, a torcida também esteve presente.

Outro ato que se tornou tradicional, fora o de ir ao aeroporto, foi o de comparecer em todo treino antes de clássico. Tal treino conhecido como pré-clássico. Sempre embaixo de um sol matinal, pois o treino é de 8hrs, os torcedores pulam e gritam e sempre carregam consigo a faixa que é sempre mostrada aos atletas antes de clássicos: "Apoiaremos sempre, Exigimos a vitória !".

Porém, nem só de maravilhas vive uma torcida. Tanto a Brava quando a Jovem, organizada do Sport, são duramente criticadas pela torcida do Sport, já que na visão de alguns existe uma forte rivalidade entre ambas (tal rivalidade não é confirmada por nenhum dos lados). Quando no lugar de pensar no Sport, pensam em si próprio (sendo assim, a Brava ignora um dos pontos da sua ideologia de jamais se auto-promover). Outros assuntos como briga com outros barras locais e grande chauvinismo, com relação a Pernambuco, também são assuntos em que a a barra sai por baixo quando discutido entre os torcedores, não relacionados a nenhuma torcida, do Sport.


Apesar dos muitos fatos já mecionados, o que merece mais destaque é que a Brava virou a voz da torcida do Sport. Problemas com a diretoria, preço absurdo dos ingressos, falta de determinação dos jogadores. Em todos os pontos que o torcedor está insatisfeito e tem desejo de mostrar tal insatisfação, a Brava faz em forma de faixas e vozes. E não é só assuntos relacionados ao Sport, a barra já organizou manifestações contra o preço das passagens de ônibus do Recife, contra o senado brasileiro, contra a guerra na Palestina, contra os torcedores nordestinos que torcem por time de outra região em função da mídia. Torcida é atitude e a Brava comprova isso ao não se calar diante dos problemas e injustiças do mundo e, claro, do Sport.

Para finalizar, destaco a coragem dos jovens fundadores da tal torcida que seguiram um ideal de amor ao Sport em forma de gestos, cantos, faixas, etc. Pessoas de mentes brilhantes que não aguentavam mais ver uma torcida calada que não fazia questão, até o momento, de mostrar apoio incondicional pelo time. A Brava não surgiu como forma de interesse político ou, muito menos, econômico (já que a Brava não aceita dinheiro vindo de nenhuma empresa e nem ganha dinheiro com nada às custas da imagem do Sport. Foi funadada, simplesmente, pelo coração de poucos que contagiaram muitos, e este últimos, hoje formam a Brava Ilha.


Vídeo Produzido Para Chamar Mais Torcedores do Sport para a Brava

10 comentários:

  1. dei moral! Não Conhecia!

    òtima matéria!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Movimento Brava Ilha.






    PELO SPORT TUDO!

    ResponderExcluir
  3. Vai postas o video do capo ensinando a jogar rolo de papel higienico???

    De toda essa modinha barra, a brava é a mais nerd!!!

    ResponderExcluir
  4. Na moral...
    Nunca vi uma barra tão pequena ter tanta mídia.
    Eu vejo na Internet todo mundo falando dela, ao vivo faz vergonha. É uns gatos pingados, q realmente cantam... mas cantam altas musicas copiadas e repetitivas.
    Eh pouca gente d+, na libertadores como falaram, nao dava nem 100 pessoas eu acho. Nem se compara com a torcida jovem, q com todos os defeitos ainda é a maior e melhor.
    E sem contar tb q a Brava Ilha fica na arquibancada, pq ela nao fica na geral? Poderia ficar na geral do placar, ai facilitaria a entrada de mais integrantes. Mas nao entendo pq eles ficam na arquibancada, onde a diretoria cobra ingressos absurdos(como o dito anteriormente, de 40 reais), o q termina gerando a fama de "torcida de playboy".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário perfeito!!

      A brava hj em dia é torcida de filhinho de doutor, opr isso q é tão pequena!! Já deveriam tê-la colocado na geral!!

      OBS: Sou Rubro-negro!!

      Excluir
  5. ô seu frango ai de sima fresco e gay noix fica na arquibancada porque é nosso lugar + quando ta muito caro noix vai para a geral, ate parece que nunca viu.
    enquanto a jovem so tem trombadinha... que vai pra ilha só para brigar pra conversar. eu digo pq ja fui da jovem.
    BRAVA ATE MORRER

    ResponderExcluir
  6. Realmente, se ficasse na geral do placar a dimensão da torcida seria maior.

    ResponderExcluir
  7. Da Luta vem a Vitória!!!

    .o/


    MBI Com o Sport pro que der e vier!

    ResponderExcluir