quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fanprojekt , O Sindicato dos Torcedores


No meu ultimo post, recebi algumas perguntas sobre os Fanprojekt e para que serviam na Alemanha. O problema é que a resposta não é tão simples, como muita coisa que vem das terras germânicas. Mas vou tentar resumir e esclarecer esse mistério.


Existe na Alemanha uma lei, a chamada “Sozialgesetzbuch, que regula quase toda a atividade assistencial do país, inclusive as Organizações não governamentais ligadas ao futebol. Essa lei é super extensa e determina com detalhes todas as atividades de qualquer organização sem-fins lucrativos que possa surgir ou que queira ganhar o status de assistente social de alguma forma. Daí vem o surgimento legal dos Fanprojekt, que evoluíram para algo bem mais complexo que hoje nem as autoridades conseguem definir direito.


Originalmente os Fanprojekt surgiram no meados dos anos 80 para prover atividades sociais com os torcedores e evitar que a violência das arquibancadas se espalhasse pelos bairros e comunidades. Porém, hoje funcionam como verdadeiros centros de reivindicação e atividades dos Torcedores. Algo que muito se assemelha com atividade sindical nas fábricas.


Os Fanprojekt funcionam de forma independente da direção do clube e detêm as mais diferentes atividades junto aos torcedores. Como a organização de caravanas para jogos fora de casa, programas de assistência aos jovens menores de 16 anos, intervenções nas escolas e universidades, organização de campeonatos de futebol e outros esportes entre os próprios torcedores, criação de jornais, boletins, rádios, centralização dos Fanclubs periféricos nas cidades e assim por diante.


É nesses centros que surge o pensamento crítico em relação à direção dos clubes, funcionando com um supervisor permanente sobre os inúmeros conflitos que surgem num estádio de futebol. As principais passeatas e atividades políticas dos torcedores são todas centralizadas nos Fanprojekt. A luta pela permanência das Stehplatz, as denúncias contra a forte repressão policial e a garantia de ingressos mais baratos são bons exemplos da força acumulada ao longo dos anos.


A evolução aconteceu... Nascidos como a velha terceira via assistencialista dentro dos estádios, hoje os Fanprojekt são a ponta de lança da atividade política e econômica dos torcedores alemães.



3 comentários:

  1. Excelente postagem.

    A verdade é que o que falta em alguns clubes brasileiros é algo assim.

    Alguma entidade que chegue perto e bote pra fuder nas diretorias até eles abrirem e fazerem a vontade dos torcedores (que são os verdadeiros donos do clube, não ?).

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que o que falta em alguns clubes brasileiros é algo assim.

    Alguma entidade que chegue perto e bote pra fuder nas diretorias até eles abrirem e fazerem a vontade dos torcedores (que são os verdadeiros donos do clube, não ?). [2]

    Muito bom esse post um do melhores

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que o que falta em alguns clubes brasileiros é algo assim.

    Alguma entidade que chegue perto e bote pra fuder nas diretorias até eles abrirem e fazerem a vontade dos torcedores (que são os verdadeiros donos do clube, não ?). [3]

    falou tudo vei... ainda mais a partir do momento que diretorias de muitos clubes brasileiros tratam seus torcedores como caixas de bancos quando o assunto é o preço do ingresso!

    ResponderExcluir