sábado, 25 de julho de 2009

Europäischer FussballFanKongress - O Jogo é Nosso!!

Nessa última semana em Hamburgo realizou-se o “2º Congresso Europeu de Torcedores”, lançando pela primeira vez na história uma organização continental legalmente reconhecida, independente, e representativa na Europa.

O congresso elegeu a nova diretoria da Football Supporters’ International, cujo trabalho agora é estabelecer uma representação única à voz coletiva dos milhões de torcedores e organizações no mundo do Futebol junto às autoridades governamentais e esportivas.

No congresso foram discutidos inúmeros assuntos, entre eles a nova legislação esportiva européia que vem sida bastante criticada pelos os torcedores. Pois criminaliza ao mesmo patamar de Terrorismo as ações violentas nos estádios. E os vários direitos violados pela polícia em inúmeros casos no continente.

Outros pontos discutidos no congresso foram os péssimos horários dos jogos que hoje são determinados pelas redes de televisão, as campanhas de financias dos clubes, a Pirotecnia e Coreografias das Curvas, a inclusão das minorias étnicas na cultura dos estádios e entre outros. E por final o estímulo aos Clubes que pertencem aos próprios Torcedores.

Um outro anúncio desse congresso foi o reconhecimento e patrocínio da UEFA de um projeto de três anos chamado “Fans’ Embassies Go East”. Onde até a Euro2012 na Polônia e Ucrânia, será realizada a construção de Embaixadas de Torcedores em vários países do leste Europeu. O projeto custará €500,000 no total e unificará todas as embaixadas de Torcedores na Europa.

Os anfitriões locais do evento foram os históricos rivais do Hambug SV e FC St.Pauli. Que pelo, menos nesse fim de semana trabalharam conjuntamente no Volksparkstadion na logística de todo o congresso.

A Luta contra o Futebol Moderno não é local ou nacional. O que esse Congresso provou foi que em mais de 29 países os problemas da mercantilização e elitização do Futebol são os mesmos.

Ou seja, não interessa onde você mora ou que língua você fala, se ainda gostas de freqüentar um estádio, é bom começar a fazer alguma coisa para preservar esse direito que em muitos países é quase sagrado.


2 comentários:

  1. Carai daqui pra que torcedores daqui tomem essa conciencia dde que podem se unir pra terem voz na hora de reinvidicar certas decisoes em relação as torcidas... vai levar muito tempo!!

    ps: esse é o melhor video que eu ja vi!!

    BRING NOISE BACK!!

    ResponderExcluir
  2. Algo parecio foi feito na Argentina, a policia havia proibido torcedores nos estadios e as torcidas se uniram numa campanha chamada "SIN HINCHAS NO HAY FUTBOL"

    Isso ae Fred, ótimo Post!

    Lucas Martins

    ResponderExcluir