quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Jogo Que Se Vê Com O Coração


No último jogo do Inter em casa, numa dessas noites de quarta feira, notei na arquibancada do setor Popular Placar, um senhor, escutando seu radinho, virado para o campo como que vendo o jogo atentamente, mas em sua mão havia uma bengala e em seu rosto um óculos escuro. Se tratava sim de um deficiente visual, ele sempre esteve lá, em todas as partidas do Inter, cantando com a Guarda Popular e ouvindo seu time jogar, eu o via mas não notava a grandiosidade daquilo que eu olhava, não notava que presenciava uma demonstração de amor que poucos seriam capazes de fazer, não notava que aquele homem era um Colorado fora do comum cujo o sentimento pelo clube que amo é maior que qualquer dificuldade que ele tenha para chegar ao estádio, é maior que a dificuldade de subir degrau por degrau da arquibancada lotada, é um sentimento grande o bastante para motivá-lo a acordar todos os dias e superar os obstáculos da vida.
O Futebol é um esporte apaixonante, é impossível ver uma partida de futebol em qualquer estádio do mundo e não sentir qualquer emoção, ele transforma as pessoas, mexe com o humor dos torcedores durante uma semana inteira e faz seus admiradores serem capazes de tudo para ir aos jogos.
A Modernização deste esporte alimenta a idéia do “torcedor momento”, este é aquele torcedor consumidor, que vê o time como algo que ele paga para ver, então tem direito de cobrar resultados, este tipo de torcedor abandona o clube nos momentos difíceis e volta a lotar o estádio em jogos grandes, deixando, muitas vezes, o torcedor de verdade do lado de fora.O Futebol Moderno também acaba excluindo dos estádios aqueles torcedores que são apaixonados pelo clube mas que não têm condições de serem sócios ou de pagar altos valores para assistir aos jogos. Mas os clubes não vêem isso, eles só vêem o futebol como uma maneira de enriquecer, não percebem que o futebol é muito mais que isso, não percebem que o futebol não se vê nem com os olhos, nem com o bolso, se vê sim como o coração.

8 comentários:

  1. Sensacional o texto!

    Realmente é incrivel como a elitização do futebol, vem afastando o verdadeiro torcedor dos estadios. Trazendo, uma péssima nova geração de torcedores. Torcedores mimados, mudos e frios.

    Sou torcedor do Flamengo, time popular como todos sabem, e a cada jogo que passa percebo cada vez mais o nivel de publico que tem comparecido aos jogos, principalmente qndo o time esta bem. Tem sido Lamentavel...

    Parabens pelo blog! Acesso ele todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. parabésn pelo blog! Acesso todos os dias e fico sempre etusismado com os posts.

    No Palestra Itália sempre vejo um senhor com um saco de confetes jogando para o alto, creio que com seus 80 anos ele prove que a paixão pelo futebol é eterna.

    Por esses e outros motivos eu amo o futebol e repudio o que estão querendo transforma-lo.

    ROGER

    ResponderExcluir
  3. muito massa, temos um desse aqui em Natal também, torcedor do América.. quem quiser conferir sobre:

    http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&url=http%3A%2F%2Fpesquisa.dnonline.com.br%2Fdocument%2F%3Fdown%3D28076&ei=wV6YStunNJWM8QaO4_jFAQ&rct=j&q=jos%C3%A9+jorge+torcedor+radialista+cego+am%C3%A9rica+de+natal&usg=AFQjCNG2uBAaY-IX2LPpHyHbwcvXYS-8mQ

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse tipo de torcedor que realmente ama o clube, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta. Em São Januário também tem um cego que está sempre lá com seu rádio e sua bengala. Um exemplo a todos os que se dizem torcedores!

    ResponderExcluir
  5. Futebol é um esporte grandioso,sou Palmeirense com todo orgulho,mais com esta modernização do futebol estou indo mais ver o time da minha cidade q joga a 2° divisão do paulistão do q no palestra...pagar 40 reais para jogo do paulista é brincadeira...ainda mais q sou do interior q tenho q gastar com condução...

    ResponderExcluir
  6. Eu tava nesse jogo de 4ª feira foi contra o Porto Alegre pelo gauchão e esse cego é um exemplo de torcedor na hora boa e principalmente na hora ruim q só os apaixonados pelo time vão ao estádio,Inter com o time b e infelizmente o público foi pequeno cerca de 7 mil Colorados de coração mesmo,o problema é o preço dos ingressos que estão cada vez mais absurdos R$20,00 o ingresso mais barato e agora no greNAL de Rivera R$50,00 o ingresso mais barato

    realmente elitização de torcida é uma merda

    ResponderExcluir
  7. parabéns lucas , demais o texto !!! só quem é apaixonado vai saber o que tu esta falando,e realmente esse cara eu vejo ele na guarda !! grande texto !!!!

    /hiago veronez

    ResponderExcluir