sábado, 1 de agosto de 2009

Um Gigante Construído Sobre a Água e Pelo Povo




Neste ano de 2009, mais precisamente no dia 6 de Abril, um dos maiores templos do futebol brasileiro completou o quadragésimo aniversário de sua inauguração, o Beira Rio pertencente ao Sport Club Internacional e localizado na cidade de Porto Alegre, às margens do Rio Guaíba. Muitas pessoas que conhecem este estádio não sabem da história de sua construção, assim, não sabem o orgulho que a mesma representa para os adeptos deste clube.

Tudo isto começou em 12 de Setembro de 1956, quando a Câmara de Porto Alegre aceitou o projeto, apresentado pelo vereador Ephraim Pinheiro, que pedia a doação de uma área da cidade ao Sport Club Internacional afim de nela construir o que seria na época o maior estádio particular do mundo. Mas só havia um problema, o terreno doado pela Prefeitura situava-se dentro d’água, dentro do que até então era parte do rio que banha a cidade. Como se sabe, na época ainda não era tão facil contruir algo sobre a água. Porém, com o esforço da diretoria do Inter, três anos mais tarde, ficava pronto o aterro onde o estádio seria erguido, e foram lançadas as primeiras estacadas das fundações do prédio.


A partir daí é que o assunto do nosso Blog entra em foco, a construção do Estádio José Pinheiro Borda (nome dado em homenagem a um cidadão Português que por muitos anos comandou as obras de construção do Gigante morrendo antes que ficasse pronto) pode ser considerada uma das maiores provas de que torcida não só ganha jogo, mas vai além disso. É uma prova de que uma multidão mobilizada pode fazer mais do que simplesmente assistir à partida, isso porque não foram investidores nem recursos públicos e nem mesmo o próprio clube que construiu o Beira Rio, e sim a torcida colorada, o povo do Inter que, doando materiais de construção como tijolos, ferro e cimento, contribuiu de maneira decisiva para tornar possível o que muitos desacreditavam: erguer o Gigante.

Programas de incentivo, divulgados via rádio, eram usados na campanha “O Gigante é pra já”, que promovia a organização e mobilização dos torcedores a doarem materiais e assim ajudar a construir o que viria a ser o palco para as maiores conquistas do colorado.

O Estádio Gigante da Beira Rio foi Inaugurado num dia 6 de Abril de 1969, numa partida entre Internacional e Benfica, que acabaria 2 a 1 para o colorado.
O primeiro Gol do estádio foi marcado por Claudiomiro e o primeiro clássico grenal realizado na nova casa do Inter terminou em 0 a 0.
O clube do Povo do Rio Grande do sul, mais uma vez contrariava aqueles incrédulos, contrariava aqueles que diziam ser impossível construir um estádio sobre a água, e provava mais do que nunca que esta torcida apaixonada apóia o time, ganha jogo e constrói estádio.


Ficha do Estádio:
Nome: José Pinheiro Borda.
Apelido: Gigante da Beira Rio.
Cidade: Porto Alegre.
Proprietário: Sport Club Internacional.
Construção: 1959 a 1969
Arquiteto: Rui Tedesco.
Público Recorde: 106.554 pessoas, em17 de Junho de 1972 no jogo de Seleção Gaúcha 3 x 3 Seleção Brasileira.
Capacidade atual: 56.000 pessoas.


Pequeno documentário sobre a construção do Beira-Rio

4 comentários:

  1. Alto nível nos Posts Lucas!!!

    Esses detalhes na construção do Beira Rio eu não sabia.

    "Aos Colorados as margens do Guaíba"

    dale gaúcho...

    ResponderExcluir
  2. Boa Lucas !

    P7 NA VEIA E VAMO VAMO INTER !

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que os materiais de construção foram arrecadados pela torcida colorada, muito legal. Daí vemos o motivo do Inter ter tantos sócio-torcedores, é algo que vem do passado mesmo.

    ResponderExcluir