quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Por mais emoção nos estadios
















Um estádio lotado, num barulho ensurdecedor, jogadores perfilados esperando a hora de pisar no gramado, todas as atenções voltadas para a entrada da equipe da casa no campo de jogo. E a equipe entra, a festa acontece nas arquibancadas, sinalizadores, fumaça, papel picado, balões, bandeiras, faixas, bobinas, mosaicos e fogos de artificio, tudo isso somado à grande emoção e sentimento. É o futebol, ou pelo menos o que sempre imaginamos que seja este esporte. Não importa o que digam os cartolas e a midia, não há nenhum argumento que consiga tirar de nossas cabeças que isso é o futebol e que ele só existe dessa forma porque existem os apaixonados, a festa, os torcedores.
Proibir sinalizadores, cantos ofensivos, materiais festivos é de uma pura indecência e falta de consideração ao ser humano, é negar o passado, a cultura e a história de um povo, é simplesmente dizer a um homem que batalha todos os dias pelo seu sustento que no momento que ele achou que podia extravasar a sua emoção ele deve se aquietar, deve agir conforme um código de conduta além daquele que ele recebeu como educação. É fazer pior, é tirar este homem das arquibancadas, substituindo-o por outro mais bem vestido, mais comodista, mais refinado que está ali sem emoção, quase que por obrigação, pois já que pagou ficará ali até que se apite aos 90 minutos.
Porque proibir algo que se fazia tão inofensivo? porque? Por causa da midia, a midia paga e a midia quer cobrar, será que alguém algum dia ligou pra Globo para reclamar que não conseguia ver o jogo por conta dos sinalizadores? Acho que não, mas então por que tirar o direito da torcida fazer festa? porque? não sabemos e provavelmente continuaremos sem resposta, pois uma medida arbitrária não tem justificativa, simplesmente é imposta.
Paremos para refletir, pensar sobre o que nos acontece atualmente, sempre se lutou tanto por liberdade de expressão, e o que se vê é um ataque ao espetáculo cultural mais amado no mundo, é uma afronta àqueles que fazem do futebol sua maneira de ser notado, de fazer diferença, de se expressar, Não à Ditadura no Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário